domingo, 26 de setembro de 2010

Carpe diem

Qual é o sentido da vida?
Os filósofos da Grécia Antiga já diziam que seria a busca pela felicidade, sendo isso a fundamentação das ações moralmente corretas, ou seja, vou fazer o bem para que eu possa ser feliz. 
Sob esse prisma, surgem pensamentos regados à carpe diem.
De acordo com Rubem Alves, um educador renomado nos meios acadêmicos, que apostatou da fé, "Carpe Diem quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente." 
O sentido da vida passa então a estar intimamente associado a viver ao máximo o presente com todas as possibilidades que ele nos traz. Isso acabou sendo uma ideologia amplamente divulgada pela mídia, induzindo as pessoas, principalmente os jovens, a buscar uma vida repleta de prazeres, incentivando as práticas do consumismo e materialismo. Além disso, repercutiu até mesmo nos relacionamentos amorosos, que têm se tornado cada vez mais tempestivos, imediatos. Não se pode perder o momento. Aproveite ao máximo. Curta a vida pois ela é curta.
A proposta desta postagem, porém, não é unicamente analisar as gerações carpe diem ou coisa do tipo, mas sim buscar o que está além de todo esse negócio de aproveitar a vida.
Parece, na verdade, que quando nós, juventude, pensamos em colher o dia, esquecemos de um grande detalhe: como estamos colhendo esse dia.. por que estamos colhendo esse dia. Nossas ações acabam sendo pautadas no fazer por fazer, no viver por viver e esquecemos de ver o que realmente importa.
Mais uma vez, qual o sentido da vida?
Por que estamos aqui? Será que é somente para ter uma boa vida, amar alguém, casar, ter um bom emprego e amigos divertidos que viemos?
Não, irmão. Acorde! A Bíblia nos fala que nós, cristãos, somos forasteiros neste mundo. 
Então, estamos aqui, mas não somos daqui e não devemos nos conformar com este mundo(Rm 12,2a).
O que estamos fazendo por aqui então? Por que Deus não nos leva para o lugar devido e nos tira deste lugar corrupto, em que estamos todos sujeitos a pecar, onde tem tanta coisa ruim? 
É para simplesmente buscar a minha própria felicidade?
Não!
Irmãos, somos condicionados todos os dias a esquecer que o fim está próximo. Somos influenciados a agir como se nossa vida fosse propriedade exclusiva nossa e que o que vale é nossa felicidade.

Cuidado! Logo teremos uma colheita, na qual será separado o joio do trigo.
Deus tem nos dado mais tempo para levarmos o Seu nome a todos aqueles que não O conhecem.

Você já imaginou que se Jesus voltar hoje, milhares e milhares de pessoas nos quatro cantos do mundo não serão salvas? 
Nós somos responsáveis por isso.
Temos que viver o Carpe diem, mas não o da busca desenfreada para satisfação das paixões humanas, mas sim o que Jesus nos diz,  que ninguém sabe o dia nem a hora, mas Ele está voltando.
Temos que aproveitar o tempo para tornar Jesus conhecido, para que nenhum se perca!
Quando aceitamos a Jesus, decidimos entregar nossas vidas a Ele, fazer a vontade dEle.
Por isso, irmão, se você tem consciência disso, atente para a questão da evangelização.
Há várias formas de evangelizar, seja por meio de palavras, de atitudes etc.
O importante é fazer a sua parte.
Caso você ainda não tenha aceitado a Cristo, receba também esse apelo que fazemos nesta postagem.
Pense bem, amado, no que você está fazendo da sua vida.
Amanhã, simplesmente, poderá ser tarde demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário