sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diz aí! Ficar ou namorar: eis a questão!


O Ir.Marcos fez essa pergunta direcionando-a ao Pastor, e disse uma frase bastante interessante: “ Quem fica, acaba ficando no juízo final” .


O Pastor nos disse que a Bíblia não fala exatamente sobre isso, porque na cultura da época retratada o namoro inexistia, somente havia noivado e casamento. Prosseguiu dizendo que no noivado o compromisso era bastante sério, a ponto de se considerar imperdoável uma traição. As mulheres chegavam a ser repudiadas por suas famílias e apedrejadas. Temos, por exemplo, o caso de Maria e José. Eles estavam noivos. Ao saber que Maria estava grávida, "José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente" (Mateus 1,19).

O Pastor Paulo prosseguiu dizendo que “ficar” é uma forma de enganar, e cita o versículo de I Tess 4:6: “Ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.”

Tal enludibriamento se dá pelo fato de a pessoa alimentar falsas expectativas em relação ao outro. Não há o compromisso, a fidelidade, a certeza do companheirismo. Há apenas a satisfação (e nem sempre) de um prazer momentâneo. Quando um jovem "fica" com o outro, é bem possível haver esse engano e uma possível desilusão amorosa, que trará consequências na vida desse indivíduo.



O pastor ainda acrescenta: “ Se você não tem preparação para namorar é melhor que você, FIQUE, Esperando no Senhor”.


A questão do "ficar" atualmente tem se propagado consideravelmente no meio da juventude cristã. Há uma forte discussão a respeito do assunto, já que muitos jovens tem aderido a essa prática. Acredita-se que é uma forma de conhecer melhor a pessoa. Mas se assim for, por que não namorar? O "ficar" não pode ser concebido como se fosse um "pré-namoro". Não deve haver ensaios para isso. O "ficar" é supérfluo, incapaz de preencher a necessidade que temos de conhecer alguém. Bens, advindos de um relacionamento sério, como o companheirismo, a confiança, o compromisso, permanecem à margem quando o relacionamento é apenas um "fica". E qual seria a finalidade do "fica"?? Será mesmo que podemos conhecer bem alguém apenas pelo contato físico?
Se você acha que sim, atenção! Perceba que há uma forte tendência atualmente para a fuga ao compromisso. Seja no namoro, no casamento, na igreja, na sociedade, na política... Ninguém quer mais se comprometer com coisa alguma. Não seria o "fica" mais uma das invenções destinadas a nos derrubar em nossa fé? Até que ponto estamos nos deixando ser conduzidos por aquilo que desagrada a Deus?


O que você pensa a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário