sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diz aí! Namoro sem sexo?


O Diz Aí iniciou-se com a apresentação do psicólogo Nogueira sobre a adolescência, puberdade e emoções. Foi mostrada a música “ Pais e Filhos” do grupo Legião Urbana. E, através da mesma, foram questionados as mudanças e pensamentos dos jovens.
Então começaram as perguntas.



(Para deixá-lo inteirado do que conversamos no sábado passado, vamos começar a postar aqui algumas das problemáticas que abordamos).


1. Hoje em dia o namoro sem SEXO não é considerado namoro. O que fazer para evitar essa realidade?

No sábado,o Psicólogo, Dr. Nogueira, se pronunciou dizendo que, antes mesmo de pensarmos em “certo” e “errado”, deveríamos pensar nas conseqüências que podem advir do sexo fora do casamento, que são inúmeras: gravidez indesejada, DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) entre outras. Ele usou ainda o exemplo do conto da Cinderela e nos fez uma pergunta: “Por que à meia-noite as princesas perdem o encanto?” Todos riram, e ele então explicou que as mulheres, hoje em dia, por cederem a tudo que seus parceiros pedem, sem se valorizarem, perdem cada vez mais o respeito. Ele citou os exemplos das músicas, nas quais antigamente as mulheres eram mencionadas como algo intocável e precioso, em contraste com o que ocorre atualmente: o rebaixamento da figura feminina, que recebe todo tipo de vocabulário de baixo calão. E, em seguida, acrescentou: "Se essa prática do sexo antes do casamento fosse liberada por Deus, as conseqüências desapareceriam? Então pensem nisso!", e encerrou seu comentário.
O Pastor Paulo Henrique então falou sobre o que a Bíblia falava sobre isso, citando o texto de 1 Tess 4:3 : “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição”
Então ele nos alerta que todas as vezes em que o sexo é vivido fora dos desígnios de Deus, na Bíblia, as conseqüências são muito ruins. Como conhecido exemplo, temo o caso de Davi, que cometeu adultério e viu sua família sofrer; filhos morrerem, cometerem incesto e desonrarem o nome de Deus.
Outro caso sério foi o fato de Abraão ter tido relações com Agar, gerando Ismael. As consequências repercutem até os nosso dias: guerras entre árabes e israelitas, por conta da divisão entre a tribo de Isaque e Ismael.

O Pastor encerra dizendo que Deus espera o melhor de nós e não devemos pecar contra ele.




Concluímos, com isso, que cabe ao jovem buscar viver a vontade de Deus. Por mais que estejamos sempre sendo bombardeados com a política do "obtenha prazer imediato", seja pela mídia, seja pelos nossos falsos amigos, não devemos ceder aos apelos (tentações) que nos são feitos. Namoro sem sexo talvez não seja considerado namoro. Mas isso é para aqueles que vivem segundo a carne. Nós, porém, devemos inclinar nossos ouvidos para Deus e ouvirmos o que Ele tem para nós, que é vida, e não morte. O pecado gera morte. Vivemos segundo o Espírito. Para evitarmos essa realidade que tentam nos impor, devemos orarmos e entregarmos a Deus as nossas dificuldades. Como crentes, devemos ser luz também nos nossos relacionamentos. Então, um bom começo é darmos o bom testemunho no namoro. O namoro cristão é permeado de valores e sua maior finalidade, como já mencionado no outro tópico, é o casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário