sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diz aí! Quando chega o tempo certo

"Há idade certa para namorar?"

Esse é um questionamento muito comum entre os adolescentes. Durante essa fase, como nos falou o Dr. Nogueira, as dúvidas correm mais velozes e ficamos bem mais sujeitos às nossas emoções.

Cada pessoa, porém, é um ser distinto. Deus fez cada um de nós com um tempero, com um condimento, com um sabor especial.
Isso nos faz ter comportamentos diferentes e pensamentos diversos sobre um mesmo assunto.
Quando tratamos do nosso desenvolvimento físico e mental não é diferente.
Não podemos delimitar uma idade para que o jovem comece a namorar, já que isso depende muito da pessoa, de sua maturidade, de sua capacidade de discernir as coisas.
A idade nem sempre nos assegura quão madura uma pessoa é.
Há adolescentes de 15 anos de idade que podem ser bem mais maduros do que pessoas dez anos mais velhas.
Isso é muito relativo.

Comum, por outro lado, é os pais estabelecerem uma "data x" para o jovem começar a namorar. Catorze anos e trezentos e sessenta e quatro dias não fazem tanto a diferença dos quinze anos completos. Aí está o segredo. Não é exatamente pela idade que se analisa o grau de maturidade de alguém. Isso vem da confiança, da obediência, do proceder no cotidiano etc.

Quando chega o tempo certo para namorar, o indivíduo já é capaz de compreender o porquê das coisas, e, principalmente, é suficientemente capaz de firmar um compromisso com alguém.

Quando surge a dúvida, é melhor esperar mais, orar, pedir aconselhamento a pessoas mais experientes e observar mais o comportamento das pessoas com as quais se convive.

Uma boa dica é procurar seguir os conselhos dos pais. Por mais que inicialmente o jovem possa entrar em conflito com isso, essa é uma forma mais segura de descobrir o tempo certo para namorar.



Além disso, é sempre válido destacar que "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..." (Ecl 3,1).






Nenhum comentário:

Postar um comentário